O KDE sempre foi meu ambiente gráfico preferido, usei todas as versões desde a 3.5, juntamente com o Gnome que também sempre gostei muito.
Nunca, desde a mudança para o Plasma5, o ambiente esteve tão estável e bonito.
Uma das qualidades que sempre me chamou atenção no KDE é que o mesmo pode ser todo personalizado por PADRÃO, sem ter que instalar nada extra (como é preciso por exemplo no Gnome/Unity), isso é fantástico.
De uns tempos para cá venho me interessando muito por ambientes gráficos minimalistas, o próprio Gnome pode ser considerado um ambiente bem limpo, “clean” e essa é uma características que aprecio bastante (mas nada perto de um Tiling da vida, como o i3).
Vez ou outra gosto de modificar meu Desktop e agora estou usando o Plasma5 com o Global menu, algumas pessoas me perguntaram como fiz a configuração, então…
Para deixar a aparência do Plasma5 assim é bem fácil:
Tema: Breeze-dark
Cor: Breeze-dar
Ícones: Moka
Primeiramente adicione um novo painel de “Menu de aplicativos”
Clique com o botão direito em qualquer parte da tela, vá em adicionar painel e escolha a opção Menu de aplicativos, como na imagem abaixo:
Agora basta adicionar os Widgets ao painel:
Active window control, Área de notificação, Relógio digital
Feito isso altere o tamanho do painel ao seu gosto, reorganize os Widgets e configure o Active window control como no exemplo da imagem abaixo:
Apenas isso, simples né?!
Você também pode adicionar uma Dock, muita gente faz isso.
Eu particularmente prefiro configurar Hotkeys, ou usar o alt+f2 para chamar os programas.
É isso.
🙂
Nice!