A Canonical, que consta como apoiadora do fork LibreOffice desde o dia do seu lançamento, aparentemente não vai esperar muito: seus desenvolvedores confirmam a movimentação para remover o OracleOpenOffice e substitui-lo pelo LibreOffice já na próxima versão do Ubuntu, programada para abril.
Os pacotes ainda não passaram por todos os testes necessários mas acredita-se que já poderão ser incluídos a partir do segundo alfa do Ubuntu 11.04, que deve sair no início de fevereiro.
Fonte: Br-Linux
Isso é irrelevante! Sabe por que? Porque o Ubuntu não usa OpenOffice faz muito tempo, assim como Debian, Gentoo e mais algumas distribuições. Todas elas usavam na verdade o Go-oo.org, um conjunto de patches que não eram aceitos pela Sun (antes de ser comprada), o projeto era mantido pela Novell. Hoje, com a compra da Sun pela Oracle, foi criado o fork LibreOffice e logo em seguida houve a fusão do Go-oo.org com o LibreOffice. Logo, praticamente nada mudou, principalmente nas primeiras versões do LibreOffice, devendo se diferenciar realmente do OpenOffice só daqui um bom tempo (esperado, o código é enorme).
Até mais!