Ubuntu 11.04 + Unity!

10 maio

A dois dias estou testando o Ubuntu 11.04 com o ambiente gráfico agora padrão do Ubuntu, o tal do Unity e vou compartilhar com vocês aqui a minha opinião sobre o mesmo.

A interface ficou amigável em minha opinião e agradou muito a quem nunca usou Linux e também quem tem pouca experiência com o sistema do Pinguim pelo que pude notar. Particularmente ainda acho pouco prática a utilização, principalmente para trabalhar com várias janelas ao mesmo tempo.

Visto que a versão acabou de ser lançada e que a interface ainda deve e vai amadurecer bastante, minha opinião diverge da maioria das pessoas que a testaram. Não achei nada tão ruim como disseram. A única coisa que me incomoda é o ícone da bateria (que fica no tray) que não mostra a porcentagem da mesma (como já acontecia com o 10.10), pelo menos não por padrão e o boot que está bem mais lento.

Li um post bem interessante do meu amigo Douglas onde ele faz uma comparação entre o gnome3, Unity e o KDE 4, para quem quiser dar uma olhada segue o link:

http://dodops.wordpress.com/2011/05/08/gnome-shell-ou-unity-eu-fico-com-o-kde-4/

A minha opinião é bem semelhante a dele, estou utilizando o Gnome3 em casa e achei o ambiente muito mais maduro, bem acabado e estável. O que os usuários tem que entender é que muitas melhorias estão por vir, assim como aconteceu com o KDE na mudança do 3 para 4. O KDE que pra mim é o ambiente gráfico mais completo, profissional, bonito e estável existente.

Quem não quiser usar o Unity pode utilizar o bom e velho gnome2, ele pode ser selecionado na tela de login do Ubuntu.

Uns dos pontos que achei mais interessantes no Unity foi a praticidade na mudança de áreas de trabalho e o acesso aos aplicativos que podem ser feitos por ícones que ficam na barra lateral do Unity:

Espero que tenham gostado desse pequeno post que mostra a minha visão de forma bem simples e resumida sobre a nova versão da distribuição Linux mais popular do mundo e o tal do Unity.

Grande Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.